Sho Rio
Dicas culturais

Iluminação especial no Cristo Redentor reforça a importância e união da cultura no Rio de Janeiro

Sexta-feira, último dia 24 agora, o Corcovado foi palco de uma homenagem pelos 52 anos do Teatro Casa Grande. Em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi celebrada uma cerimônia inter-religiosa, com a participação do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo e do Rabino Nilton Bonder, da Congregação Judaica do Brasil.

O ato religioso, celebrado pela manhã, contou com a apresentação do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos, que trouxe no repertório canções de Milton Nascimento, como “Maria, Maria” e “Nada será como antes”. “Essa cerimônia inter-religiosa aos pés do Cristo Redentor traz um forte simbolismo: num momento tão polarizado, representa a tolerância, a união em torno da Cultura”, diz Leonardo Haus, integrante da segunda geração do Casa Grande, fundado por Moysés Ajhaenblat e os amigos Max Haus, Moisés Fuks e Sergio Cabral.

Palco cultural e político

Desde a fundação, em 1966, o Teatro tem como marcas a resistência cultural e política. Foi palco e personagem em momentos cruciais da vida brasileira: os primeiros atos pela anistia; os movimentos pelas eleições diretas e o movimento pelo fim da censura, que acabou sendo revogada por ato assinado em suas instalações. Além de espetáculos memoráveis — como a Mandrágora e Brasileiro: Profissão Esperança —, o teatro Casa Grande revelou muitos talentos: em A Máquina, o público carioca pôde conhecer os jovens atores Lázaro Ramos, Wagner Moura, Vladimir Brichta e Gustavo Falcão em cena.

Aos 52 anos, o Teatro, que há 10 anos assina como Oi Casa Grande, continua funcionado como polo gerador de cultura, debates e novas ideias, tendo a pluralidade e o diálogo com a sociedade como marcas. “O Casa Grande é uma casa viva. É referência para as dezenas de gerações que ali cresceram e se formaram, movimento que continua a exibir o mesmo vigor ao atrair novas gerações, na plateia e no palco”, assinala Leonardo Haus.

No Instagram do blog tem o vídeo mostrando como foi a projeção, linda demais! Confere lá >> @acaradorio 😉

Vamos propagar a cultura na nossa cidade, há muito o que fazer no Rio, inclusive de graça!

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também