Casa e decoração Shopping Gávea
Dicas culturais

Museu da Chácara do Céu e Exposição Roberto Scorzelli

Aqui vai uma dica para quem for a Santa Teresa: visitar o Museu da Chácara do Céu.

O museu era a residência de Raymundo Ottoni de Castro Maya, um incentivador das artes, colecionador e fundador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, do qual foi seu primeiro presidente. Visionário, Ottoni de Castro Maya trabalhou ainda na remodelação do parque da Floresta da Tijuca (Parque Nacional da Tijuca) e desde aquela época tinha uma preocupação ecológica bastante forte.

A casa onde hoje funciona o Museu da Chácara do Céu tem construção modernista, do arquiteto Wladimir Alves de Souza, que mantém móveis originais e, além de abrigar parte da coleção de Castro Maya – que conta com obras de Portinari, Di Cavalcanti, Matisse, Modigliani, Degas e outros artistas importantes do século XX -, expõe ainda trabalhos de artistas contemporâneos.

Estive lá na inauguração da exposição Bestiário, de Roberto Scorzelli, arquiteto e artista plástico. Scorzelli, que morreu há dois anos, já havia exposto esses trabalhos e agora teve uma montagem para o Museu da Chácara do Céu com curadoria de Anna Paola Baptista e direção de Vera de Alencar, Diretora dos Museus Castro Maya.

Os Bestiários, livros que catalogavam e descreviam através de textos e gravuras desde os animais mais comuns, até os imaginários e fantásticos, eram comuns na Idade Média”, descrevem a curadora e a diretora.

A exposição traz uma série de 21 litografias produzidas nos anos 70 e mostra um pouco da história de Roberto Scorzelli, com desenhos anteriores a esta data, que já refletiam um estudo de Bestiário. Cada uma destas litrografias teve uma tiragem de 250 exemplares. Depois disso, as pedras foram quebradas para não haver mais cópias. E é interessante saber que o artista não sabia o resultado feito na pedra até sair a primeira impressão.

Um parêntese rápido para rever o significado de litografia (tirada aqui da Wikipedia):

Litografia ou Litogravuras (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal (ver técnica). Seu primeiro nome foi poliautografia significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais.

Roberto Scorzelli adorava os museus Castro Maya e já havia feito outras exposições com eles. Suas obras fazem parte do acervo de grandes colecionadores brasileiros com a coleção Chateaubrian, família Marinho, família Klabin.

A família já prepara uma retrospectiva, com curadoria de Denise Mattar, e o lançamento de um catálogo que irá contar a história do artista e trazer a cronologia de seus trabalhos. Tudo para 2015 e aqui no Rio!

Museu Chacara do Ceu RJ 1

Museu Chacara do Ceu RJ 2

Museu Chacara do Ceu RJ 3

Museu Chacara do Ceu RJ 4

Museu Chacara do Ceu RJ 5

Museu Chacara do Ceu RJ 6

Museu Chacara do Ceu RJ 7

Museu Chacara do Ceu RJ 8

Museu Chacara do Ceu RJ 9

Museu Chacara do Ceu RJ 10

Museu Chacara do Ceu RJ 11

Mais informações:

http://scorzelli.com.br/robertoscorzelli/
http://www.museuscastromaya.com.br/chacara.htm

Museu da Chácara do Céu
Rua Murtinho Nobre, 93 | Santa Teresa
Tel: 21 3970-1126
Estacionamento gratuito
Ingressos R$ 2,00 (grátis às quartas-feiras)
Horário: das 12h às 17h

 

Siga a Thata nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio

 

Informações úteis:

Aluguel de carro no Rio: www.rentalcars.com

Onde ficar no Rio: www.booking.com/riodejaneiro

 

Booking.com

Você pode gostar também