Casa e decoração Shopping Gávea
Eventos

O Retiro dos Artistas está completando 100 anos em 2018

O Retiro dos Artistas, instituição que abriga a história viva da Cultura Brasileira, guardando uma rica história não só artística, mas social e assistencial, tendo permanecido até os dias de hoje como uma instituição de caráter único em nosso país, realiza na próxima segunda-feira (27.08), um coquetel beneficente assinado pelo Chef Jérôme Dardillac nos salões sociais do Sofitel Ipanema, onde irá comemorar seu centenário. O ator Stepan Necerssian e a atriz e cantora Zezé Motta, sucessivamente Presidente e Vice-Presidente da Instituição, serão os grandes anfitriões da noite, que contará com um pocket-show do cantor Jorge Vercillo e apresentação da atriz Isabelle Drummond.

Os convites vendidos a R$ 1.000,00 foram adquiridos por famosos como Glória Pires, Lázaro Ramos, Deborah Secco, Odilon Wagner, Nívea Maria, Camila Morgado, Aracy Balabanian, Ana Maria Braga, Julia Lemertz, Mateus Solano, Maitê Proença, Zezé Polessa, Fernanda Torres, Patricia Pilar, Malu Mader, Katiuscia Canoro, Tony Ramos, Ana Beatriz Nogueira, entre outros. Todos com presença confirmada. O coquetel conta com organização de peso e gastronomia de primeira, tem cerimonial comandado por Claudio Tironi e decoração floral da Empório Santa Rosa, além da DJ Dri Carvalho no comando das carrapetas, para animar os convidados.

“O objetivo deste evento é angariar fundos que garantam a manutenção de nossos serviços assistenciais aos 58 residentes que temos hoje. Lavanderia, clínica de fisioterapia , alimentação, assistência médica, remédios, enfermaria, e sessenta residências. Contar com apoio e o carinho de todos é super importante para que possamos manter viva e de pé esta casa.” Afirma Cida Cabral, administradora geral da instituição.

A História do Retiro dos Artistas

Oficialmente fundada em 13 de agosto de 1918, no teatro Trianon, por 68 profissionais, o grupo se reuniu pela 1° vez para eleger a sua diretoria, em 19 de agosto de 1918 com a presença de 133 artistas, no velho Cine teatro Pathé. Com homenagem ao ator João Caetano, a data oficial da fundação passou a ser dia 24 de agosto de 1918. E a partir daí, a data de aniversário de morte passou a ser comemorado como DIA DO ARTISTA.

Atualmente, o retiro atende 60 artistas de todas as áreas e todos contam com serviços de fisioterapia, salão de beleza, hidroginástica, teatro, dança cinema, desenvolvimento de trabalhos cognitivos, psicólogos, unidade de apoio e cinco refeições diárias. Nestes 100 anos de existência, o RETIRO DOS ARTISTAS escreveu uma rica história artística, social e assistencial, tendo permanecido até os dias de hoje como uma instituição de caráter único em nosso País, vivendo apenas de doações.

Em 19 de outubro de 1931 o então presidente Getúlio Vargas recebeu o título de Vice Presidente de honra da casa dos artistas e disse a seguinte frase: “Posso não ser presidente da república, mas não posso deixar de ser vice presidente de honra da casa dos artistas”, e em 24 de setembro de 1938 foi inaugurado dentro do Retiro um Busto do então presidente Getúlio Vargas.

Em 15/05/1959 Juscelino Kubitscheck recebe o título de presidente da casa dos artistas. Em 1980 Roberto Carlos visita o Retiro pela primeira vez, faz orações na capela do Retiro e faz um show particular aos residentes. Pelo Retiro dos artistas já passaram nomes como Yolanda Cardoso, Dirce Migliaccio, o ex-apresentador da TV Globo, Berto Filho, a cantora Edyr de Castro, ex-Frenéticas; o dublador Telmo Munch, que eternizou para os brasileiros a voz do personagem da Disney Pateta; o ator de teatro e TV Armando Garcia; o produtor artístico Evaldo Lemos, que participou da produção de novelas como Roda de Fogo, Vale tudo e da inesquecível TV Pirata; e a cantora Helena de Lima, que teve imensa projeção nas décadas de 40 a 60, sendo de sua autoria a conhecidíssima ‘Estão voltando as flores’.

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também