O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca
Destaque Pontos turísticos

O Trem do Corcovado completa 135 anos com novos trens

No dia 09 de outubro, a Estrada de Ferro do Corcovado completou 135 anos. Como comemoração, o Trem do Corcovado ganhou novas composições, com teto panorâmico, espaço destinado a bicicletas e cadeiras de rodas. Com isso, a capacidade dos trens passou para 600 pessoas/hora, o dobro da atual. Os trenzinhos são bem modernos e mais econômicos e terão partidas a cada 15 minutos. O bacana agora é que eles economizam energia na descida e reutilizam na subida, promovendo uma redução do consumo de 75%.

Em 1884, Dom Pedro II inaugurou a Estrada de Ferro do Corcovado, criando assim o passeio mais antigo do país sobre trilhos. Inicialmente, o transporte era feito por tração a vapor. O sistema elétrico, pioneiro no Brasil, começou a funcionar em 1910. A terceira geração de trens, fabricados pela empresa SLM, da Suíça, chegou em 1979. Já as composições novas, usadas desde o dia 9, foram produzidas por outra empresa suíça, a Stadler.

Para celebrar a data, o presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves, preparou uma grande festa, que contou com o apoio do Consulado da Suíça no Rio de Janeiro. A Estação do Cosme Velho foi decorada com cenografia inspirada no país europeu. A celebração incluiu ainda uma exposição sobre os 135 anos da estrada de ferro e a inauguração do Corcovado Experience — uma aventura sensorial, com muita emoção e informação, sobre a importância do Parque Nacional da Tijuca para o ecossistema da cidade do Rio de Janeiro.

Com os novos trens, cariocas e turistas terão mais um motivo para conhecer (ou revisitar) um dos passeios mais lindos do mundo. Os 3.824 metros que ligam a Estação do Cosme Velho ao Cristo Redentor atravessam a Floresta da Tijuca com uma paisagem exuberante. Você vai encontrar pássaros de diversas espécies, micos e pequenos roedores que também costumam aparecer pelo caminho e se exibir aos passageiros. Sabia que, por ano, 600 mil pessoas desfrutam dessa viagem?

Para adquirir os bilhetes do Trem do Corcovado, acesse aqui.

Beijos da Thata

RESERVE SUA HOSPEDAGEM NO RIO AQUI!
Ao fazer a sua reserva no Booking.com através deste ou qualquer outro link no nosso blog, você não paga nada a mais por isso. E tem mais: ainda ajuda a manter o blog A Cara do Rio sempre atualizado e recheado de dicas pra você. Recebemos uma pequena comissão a cada hospedagem dos nossos leitores e você paga o mesmo preço se fizer diretamente no site deles.

SE VOCÊ AMA O RIO COMO EU, PARTICIPE DO GRUPO DO BLOG A CARA DO RIO NO FACEBOOK!

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário

CURTA A CARA DO RIO NAS REDES SOCIAIS E INSCREVA-SE PARA RECEBER A NOSSA NEWSLETTER