O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca
Datas especiais

Praça Tiradentes, história do Rio

Hoje é feriado de Tiradentes e eu separei uma parte histórica muito boa aqui do Rio pra compartilhar com vocês. Eu acho fantástico o centro antigo do Rio, um lugar que indico muito para ser explorado por qualquer turista ou morador da cidade, porque vale a pena pra quem gosta!   Esse texto foi tirado do site www.todorio.com.br

 

Praça Tiradentes

A praça Tiradentes é o ponto principal de uma região muito particular do Centro do Rio de Janeiro. Ao redor da Praça, teatros, restaurantes tradicionais, casas de samba, gafieiras e lojas de música mostram que a região, vizinha à Lapa, também exibe sua vocação para as artes e a boemia, desde suas origens.

Em processo de revitalização, a região vem recebendo novos investimentos do poder público, que reformou a praça. Recentemente, o local deixou de ser ponto-final de diversas linhas de ônibus, o que só contribui para a sua valorização.

Cercada de um lado pelo teatro Carlos Gomes, e de outro pelo teatro João Caetano, a área abriga ainda a tradicional Gafieira Estudantina Musical, o Centro Cultural Carioca (antigo Dancing Eldorado), o Real Gabinete Português de Leitura e o famoso Bar Luiz.

 

História

O entorno da Praça Tiradentes tem muita história para contar. A região, outrora pantanosa, era conhecida como Campo da Cidade, e durante muito tempo foi local de pastagem de vacas. Quando construíram a primeira igreja na região, passou a ser chamada de Campo de São Domingos, e em seguida passou a ser conhecida como Campo dos Ciganos, que traziam cavalos para vender ali.

Com a construção da Igreja da Lampadosa, passou a ser conhecido como Campo da Lampadosa, e foi nesta igreja que Tiradentes assistiu à sua última missa antes de ser executado, a algumas centenas de metros dali.

Rebatizada de Praça da Constituição em 1820, ganhou a estátua de D. Pedro I sobre seu cavalo, retratando o momento da declaração de independência Nacional, em 1862.

Em 1889, recebeu seu nome definitivo de Praça Tiradentes, coincidindo com a proclamação da República, e a elevação do inconfidente ao status de herói nacional.

Foto 1

 

Foto 1-2

Foto 2

Foto 3

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Responder
    Paulo Trin Junior
    17/04/2017 at 16:37

    Que informações interessantes!

  • Deixe um comentário

    CURTA A CARA DO RIO NAS REDES SOCIAIS E INSCREVA-SE PARA RECEBER A NOSSA NEWSLETTER