Sho Rio
Aventuras Destaque

Rapel na Pedra do Pontal Rio de Janeiro

Que tal começar o ano com mais esporte e aventura na sua vida? Pela primeira vez, eu fui experimentar fazer rapel na Pedra do Pontal, a convite da Ju Goulart, do blog Vida Carioca, que ama tanto essa cidade quanto eu! Eu amo esportes e algumas atividades radicais, então não pensei duas vezes quando recebi o convite. Estava louca para fazer as duas coisas: subir a pedra, que tem uma vista deslumbrante do Recreio, e fazer rapel. Matei dois coelhos numa cajadada só 🙂

Quando você for decidir fazer uma trilha ou algum esporte desses, sempre é recomendável que seja em grupo e com guias que realmente já tenham ido ao local e conhecem bem as limitações. Essa oportunidade foi perfeita, e fazer esse programa com a Ju foi sensacional, ela conhece tudo do Rio, é super aventureira e organizou perfeitamente esse evento com o Airbnb, em parceria com os meninos do Paraíso Radical, o que fez toda a diferença.

Estávamos num grupo super bacana de blogueiros e um casal de gringos, foi bem tranquilo e o tempo ajudou bastante, porque com sol a vista ficou ainda mais linda. Nos encontramos na estação de metrô do Jardim Oceânico e de lá seguimos de uber. Tem estacionamento no local também, caso opte por ir de carro.

Rapel Pedra do Pontal_1

A Pedra do Pontal é uma pequena ilha que fica entre a Praia da Macumba e a Praia do Recreio dos Bandeirantes, na região da Barra da Tijuca. Ela é ligada ao continente por uma faixa de areia super estreita, que some quando a maré está alta. Para chegar até o cume (127m de altura), é preciso fazer uma trilha leve (aproximadamente 25 minutos), mas que no final exige um pouco de força nos braços, pois a última subida só é possível através de uma corda. Quando há guias presentes, a corda sempre está disponível e eles checam a segurança dela antes de subirmos (essa da foto), mas se for por conta própria, é possível não ter nenhuma corda e você não conseguirá chegar ao topo, perdendo o melhor do visual. Fora que pode ser uma corda velha, é preciso ter cuidado.

Rapel Pedra do Pontal_2Rapel Pedra do Pontal_9

Fizemos esse programa no meio da semana, o que indico bastante, pois aos finais de semana é praticamente impossível subir com tranquilidade, a praia fica lotada e a pedra também! Tentei uma vez num sábado cedo, por volta de 8h30 da manhã, e desisti. Como é um programa guiado pela Ju, só ocorre durante a semana mesmo. O link para a compra estará no final desse post.

Rapel Pedra do Pontal_4Rapel Pedra do Pontal_8

É importante ressaltar que as roupas para esse tipo de atividade precisam ser adequadas, principalmente os tênis ou botas de trilha (muito melhor a bota, vai por mim! Saí de lá decidida a comprar uma). A pedra tem partes escorregadias e é preciso ter um calçado com boa aderência. Os moradores da região vão descalços, pra mim todos loucos, não indico mesmo!

Rapel Pedra do Pontal_3

A entrada da trilha é feita pela praia, na altura do Posto 12 do Recreio, é preciso caminhar um pouco pela areia. O início é meio íngreme, mas indo com cuidado e atenção você vai subir facilmente. O caminho é fácil e relativamente rápido, isso até a chegada da última pedra que tem que subir com a corda para chegar até o cume. Apesar de ser uma parte curta, é meio chatinho e exige boa força nos braços. Você acha que não vai conseguir, mas quando chegar lá em cima vai ver que é fácil, vale o esforço!

Essa pequena aventura fica realmente muito melhor com os guias, que te ajudam, usam equipamentos seguros e te tranquilizam se tiver medo ou faltar coragem no meio do caminho. No meu caso, eu sou daquelas que se jogam mesmo, não tenho medo de altura, mas gosto de fazer rápido para chegar logo no final, pouco ansiosa… rs. Optei por fazer meu primeiro rapel nessa pedra porque sempre disseram que é boa para iniciantes, e é mesmo. Também é a oportunidade perfeita para perder o medo de altura, muitas pessoas foram, fizeram e se superaram. Inclusive minha dupla, a Vivi (do Vivi na Viagem) que desceu do meu lado e do guia Moisés, quase desistiu mas foi firme e forte, e adorou!

Rapel Pedra do Pontal_5

Falei pra ela, vamos juntas que vai ser rápido e você não vai nem perceber, fora que o pessoal do Paraíso Radical é muito cuidadoso e os meninos super atenciosos e pacientes, isso faz TODA a diferença. Também não posso deixar de agradecer o @adriano_cf, que é trilheiro de carteirinha, e estava lá para ajudar o grupo (leia-se Thata que quase saiu rolando na pedra escorregadia no final da descida! :/). Além disso, estávamos acompanhados de um fotógrafo fera, o @chrissscano que fez alto cliques, amei isso!

Rapel Pedra do Pontal_6

Para adquirir o programa, que faz parte das Experiências do Airbnb, acesse esse link e escolha a melhor data. Acontece toda semana em vários dias, mas é bom sempre checar o link que a Ju vai atualizado de acordo com a demanda.

Rapel Pedra do Pontal_7

Beijos da Thata

Planeje sua viagem ao Rio:

Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro

Aluguel de carro: www.rentcars.com

Seguro viagem: www.segurospromo.com.br/acaradorio

Souvenirs do Rio de Janeiro com desconto especial: www.shop.rio2love.com/acaradorio 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também