Sho Rio
Destaque Minhas experiências

Pelo mundo: Viagem Foz do Iguaçu – qual melhor época para ir e hospedagens

Vamos a mais uma experiência de viagem deliciosa que tive esse ano, a viagem a Foz do Iguaçu, um dos destinos que estava na minha lista de prioridades e fui em companhia da minha best e parceira de aventuras Nairoquinha, do portal Embarque na Viagem. Quem me acompanha lá no Instagram (@thailisemonteiro) viu as fotinhos e stories das aventuras, que estão lá nos Destaques ainda (no ícone Viagens).

Muita gente fica em dúvida em qual época do ano visitar Foz, o bom é que não há época certa. Foz do Iguaçu é um destino para ser visitado o ano inteiro. O que vai fazer diferença são as chuvas, que influenciam nas quedas das águas. De outubro a março chove um pouco mais e a temperatura máxima pode chegar aos 30ºC. Historicamente, o mês mais chuvoso é outubro, já os mais quentes são dezembro, janeiro e fevereiro. Nessa época, a vazão das águas é maior, então o passeio às cataratas fica mais interessante, leia-se “você vai se molhar mais” rs. Na verdade, você vai se molhar de qualquer jeito, com capa ou sem capa de chuva, muito ou pouco vai depender das águas mesmo.

Se chover muito, pode haver a abertura das comportas de Itaipu, fazendo com que a visita à usina seja mais legal. Mas também o excesso de vazão pode prejudicar a visão da Garganta do Diabo, a queda com maior fluxo das Cataratas do Iguaçu, e uma das mais bonitas. Isso porque o contorno da catarata muitas vezes acaba escondido pelo spray no ar.

Devo dizer que tivemos sorte nos dias em que estivemos lá, porque foi no outono (maio, que chove menos e pode fazer frio) e todos os passeios com água tinha sol, o que fez muita diferença. Eu sou bem friorenta, e fazer o passeio do Macuco Safari, por exemplo, no frio e sem sol é impossível. Pelo menos pra mim! Os meses mais secos, historicamente, são julho e agosto. Os meses mais frios são junho, julho e agosto, quando a temperatura mínima pode chegar a 10ºC (de madrugada e no início da manhã). Os dias ensolarados costumam ter grande amplitude térmica, e até nos meses mais mais frios a temperatura máxima pode chegar aos 25ºC, bem tolerável. Um dos últimos dias foi punk, de manhãzinha chegou a fazer 5º… sair da cama foi bem difícil!


Já estou dando spoiler do que virá nos próximos parágrafos. Vamos falar de hospedagens em Foz. Ficamos hospedadas em três lugares diferentes, para três perfis diferentes de pessoas, o primeiro um hostel, mais para jovens, o segundo o luxo e conforto, que fica dentro do parque, para casais e famílias mais tradicionais e exigentes, e o terceiro um resort bem família, moderno e perfeito para crianças.

Concept Design Hostel & Suites

Então vamos lá, a primeira parada foi no Concept Design Hostel & Suites. Inaugurado em 2013, foi eleito o melhor hostel do Brasil 2017/2018 pela revista Viagem e Turismo, da editora Abril. Fica localizado a 15 minutos a pé do centro, num bairro tranquilo, com comércio e pequenos restaurantes ao redor, é perto do aeroporto também. Destaque para a proprietária, Cyntia Braga, que nos recebeu tão bem e nos deu uma aula sobre a cultura do local, e sua mãe, a chef Regina, que preparou para nós o melhor Barreado da cidade (tenho certeza!), o prato típico do Estado. Lá no “destaque” dos stories (@thailisemonteiro) tem todo o preparo do prato, que a dona Regina, super fofa, nos explicou passo a passo.

Não é à toa que o hostel já ganhou vários prêmios – entre eles o de hostel mais descolado da cidade em 2014, pelo guia Quatro Rodas, e figurou também entre os 50 melhores do país – ele tem uma proposta diferenciada. De inspiração europeia, não só no design, em 2013 ele lançou o conceito de hospedagens em Foz do Iguaçu preocupadas com o meio ambiente. Os móveis são de madeira de reflorestamento, as luzes são de led, a água usada nos sanitários vem da captação da chuva e o aquecimento é solar. Incrível!

O Concept Design tem 11 apartamentos que acomodam até 47 pessoas. Há opções compartilhadas, misto e feminino, e quartos privativos que acomodam bem casais e grupos de 3 a 5 pessoas, como esse que ficamos hospedadas. Todos os quartos, mesmo os compartilhados, têm banheiro privativo, o que é um conforto e diferencial por ser um hostel. Tem uma cozinha comunitária com todos os utensílios necessários para preparar sua refeição, e conta com opção de café da manhã, bem gostoso por sinal.

A área de lazer é espaçosa, tem piscina, churrasqueira e área gourmet onde são feitos alguns eventos gastronômicos e culturais. A Cyntia nos contou que muita gente da cidade, mesmo não hospedada, vai lá só para comer o Barreado da dona Regina ou participar dos eventos. No bar servem cervejas artesanais, drinques variados e vinho! Sim, dos melhores, lembrando que a Argentina é logo ali… olha só o vinho que degustamos com o Barreado. Prefeito!

O hostel fica localizado na rua Ver. Moacir Pereira, 337 – Vila Yolanda. Reservas podem ser feitas pelo telefone (45) 3029-3631 ou pelo meu link direto no Booking, aqui. A vantagem é que pode cancelar sem pagar multa ou taxa.

 

Belmond Hotel das Cataratas

A segunda hospedagem da viagem foi no luxuoso Belmond Hotel das Cataratas. Dispensa comentários, não só pelo o que oferece e a qualidade do serviço, muito diferenciado, mas por ser o único da cidade que fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, ou seja, com essa localização privilegiada você pode visitar as Cataratas do Iguaçu a qualquer hora do dia, sendo que tem acesso antes do parque abrir. Pode tirar fotos e apreciar o visual sem filas e sem multidão, é bom demais! Lembrando que é preciso comprar a entrada do parque para entrar no hotel, há vans do Belmond saindo de tempos em tempos que levam e buscam hóspedes a todo momento.

Diria que é um hotel perfeito para casais que querem sossego, estão em lua-de-mel e famílias mais tradicionais, que prezam pelo conforto e serviço de quarto diferenciado, um público acima de 30, 35 anos para mais. Há muitos hóspedes estrangeiros, já que a bandeira é reconhecida mundialmente. A entrada do hotel é suntuosa e toda decoração é bem clássica, desde o lobby e quartos ao bar do hotel, um ar europeu fortíssimo. O que mais me chamou a atenção foi o cuidado e carinho com que o hóspede é tratado, tanto na recepção quanto nos detalhes de limpeza e arrumação dos quartos. A roupa de cama, os travesseiros, toalhas, ammenities impecáveis. Você ainda ganha um par de Havaianas, que pode levar para casa, achei fofo.

Sala com lareira no térreo do hotel

Fomos recebidas assim

Recebemos um upgrade no quarto, que nos deu direito a itens free no frigobar e uso das cápsulas de café Nespresso disponíveis no balcão. Para esses serviços é preciso checar quais quartos têm direito no momento da reserva e os valores. Atenção para o banheiro! Todo reformado, mas sem perder o charme clássico que o hotel tem. Que tal um banho de banheira pra relaxar? Perfeito demais.

Vamos aos restaurantes. O café da manhã do hotel é servido no Ipê Grill, em estilo buffet e almoço em estilo a la carte. À noite oferecem o popular churrasco gaúcho, com carnes macias acompanhadas de pratos quentes e aos domingos tem o brunch, não-hóspedes também podem frequentar. O café conta com opções variadas de frutas, pães, bolos, sucos, geleias, e fica mais charmoso se for montado à beira da piscina, preparamos essa mesa especialmente para uma foto linda. Pra mim, em qualquer viagem, o café da manhã é a refeição mais importante, então gosto de avaliar bem o que o hotel oferece, apreciar cada detalhe. Faço questão de acordar mais cedo só pra isso!

Café da manhã na piscina💦 #Bomdia #bonjour #gmorning #cafedamanha #breakfast #tb #foodielovers

Uma publicação compartilhada por Blog A Cara do Rio (@thailisemonteiro) em

Há ainda o requintado Restaurante Itaipu, que oferece pratos das culinárias brasileira e internacional, e o Bar Tarobá, ponto de encontro para relaxar e curtir comidas leves, refeições rápidas e ótimos drinques. Dá para apreciar um belo pôr dos sol nas Cataratas do Iguaçu ali.

O Belmond Cataratas tem academia, quadra de tênis, spa e uma piscina maravilhosa. Conseguimos relaxar bastante numa tarde, quando ainda tinha sol, porque depois os dias frios chegaram… lá dentro também há uma loja da H.Stern, uma loja de roupas e acessórios e ainda uma adega para os amantes de vinho. No friozinho, perfeito!

Outras facilidades que ele oferece são os passeios e diversas atividades que você pode agendar na recepção, como o Macuco Safari, vôo panorâmico de helicóptero, passeio da lua cheia, caminhada matinal, entre outros. Fizemos a caminhada matinal (antes das 6h da matina de pé), que inclui um Tour guiado pelas Cataratas do Iguaçu antes da abertura do parque e um café da manhã energizante, oferecido na varanda do hotel. O roteiro vai pelas trilhas da floresta tropical e plataformas de observação sobre as cataratas. Até binoclos é oferecido para avistarmos as aves e pontos mais distantes que o guia vai explicando, foi muito legal. Pegamos uma bike também para dar uma volta nas redondezas, eles oferecem todos os equipamentos de segurança (só não estava usando para tirar a foto).

O Belmond Hotel das Cataratas fica localizado na Rodovia BR 469, Km 32, dentro do Parque Nacional das Cataratas. Reservas podem ser feitas pelo telefone (45) 3029-3631 ou pelo meu link direto no Booking, aqui. A vantagem é que pode cancelar sem pagar multa ou taxa.

Se for do Rio, pode realizar a reserva pelos tels.: +55 (21) 3500-0293 / 2545 8878 ou também pelo e-mail reservations.brazil@belmond.com.

 

Wish Foz do Iguaçu

Vamos à nossa última estadia, um resort digno de filmes americanos, perfeito para ir com a família. O Wish de Foz do Iguaçu foi eleito o melhor family resort do Brasil, pertence à rede GJP Hotels e Resorts e fica bem perto do aeroporto, apenas 6km, e a 20 minutos das cataratas. É excelente para os amantes de golf, pois oferece toda infraestrutura para treinamentos e campeonatos. O campo de golfe é profissional e conta com 18 buracos e 80 hectares, tem recepção exclusiva e atendimento personalizado de um especialista no esporte.

Sabe como é a proposta de resort, né? Grandioso, cheio de atividades para adultos e crianças, e gastronomia de primeiríssima qualidade. No Wish Foz do Iguaçu você tem a disposição um espaço de apenas, veja bem, apenas 225 hectáres! São 215 novos apartamentos, modernos e de tamanhos diversos, para atender casais e famílias de todos os tamanhos. Lá dentro você se sente num condomínio de luxo, com casas distribuídas pelo terreno, onde ficam as dependências. Dependendo da distância do seu quarto, pode até pegar um carrinho para chegar lá.

A estrutura e opções de entretenimento são enormes: piscina adulto e infantil (com serviço de bar), jacuzzi com hidromassagem, campo de golfe, quadra de tênis, arvorismo, trilha ecológica, fitness center completo, recreação infantil, serviço de babá, sala de jogos, espaço kids, salão de beleza, entre outros. Possuem também um centro de eventos que comporta até 1.200 pessoas e três restaurantes deliciosos: o Golf Grill – onde é servido o café da manhã, almoço e jantar com opções de pizzas e carnes; o italiano Forneria Di Como – muito charmoso e intimista, especializado em massas e focaccias; e o Frontera Sur – restaurante especializado em carnes nobres. Lembrando que a Argentina é logo ali… #YUM

Nosso quarto era bem espaçoso e tinha uma varanda grande com vista para a piscina, de longe, mas tinha. Numa manhã, resolvemos experimentar o room service e pedimos o café da manhã no quarto. Estava tão frio nesse dia, que sair daquela cama super confortável e quentinha foi impossível! Qual não foi nossa surpresa quando chegou o banquete que postei no início da matéria (rola pra cima), preparado especialmente pelos funcionários tão atenciosos e simpáticos. Mesmo em duas, não conseguimos dar conta de tudo isso! Olha que eu sou boa de garfo, hein…

Conhecemos também os três restaurantes, maravilhosos. O café da manhã super variado e com horário até às 11h nos fins de semana (o que achei ótimo) é servido no Golf Grill, os almoços servidos ali também contavam com boa variedade de saladas, pratos quentes e sobremesas, mas nada comparado aos outros dois, meus queridinhos. O Forneria Di Como é muito gracioso, decoração linda, pequeno e aconchegante. Devo dizer que para casais é perfeito, bem romântico. Pedimos Bruschettas Tradicionais de entrada (estavam divinas!), fui de Risoto de Camarão no prato principal e Tiramisù de sobremesa. Muito bem servido, aliás, vá com fome porque com essa entrada, o prato principal dá até para duas pessoas.

Na última noite, jantamos no Frontera Sur, e que jantar senhores! Me esbaldei com os cortes nobres de carnes suculentas e muito macias (Costela Premium e Bisteca), um arroz carreteiro soltinho, num tempero muito perfeito para o meu paladar, além da farofa, das batatas rústicas e cebolas empanadas deliciosas. Tudo isso acompanhado de um bom vinho Malbec, oferecido como cortesia pela casa. Fechei com a Sinfonia de Chocolates. Devo dizer que saí muito feliz dali, a gastronomia do Wish é realmente diferenciada e vale cada centavo.

Ainda não acabou. Preciso compartilhar algumas fotos da nossa tentativa de jogar golfe, mais uma vez… rs. Em Búzios já tivemos essa experiência, que você pode conferir nesse post aqui, e devo dizer que não é meu forte, definitivamente! Mas pegamos o carrinho para conhecer o campo e os arredores do resort. A área é linda, tem um belo lago e rende fotos belíssimas.

Um diferencial do hotel também é que, desde 1º de maio, o Wish Foz do Iguaçu passou a ser Pet Friendly. Ele recebe hóspedes peludos (cães e gatos) de até 15kg no mesmo apartamento dos donos. Oferece toda estrutura necessária para receber os bichinhos, você só precisa apresentar a carteira de vacinação do animal no ato do check-in e o atestado de sanidade do animal com validade de 30 dias da data emissão.

O Wish Foz fica localizado na Av. das Cataratas, 6.845 – Tamanduá. Você pode fazer reservas pelos telefones 0800 600 8088 | +55 (45) 3521-3400 ou pelo meu link via Booking, clicando aqui.

 

Destaque para os parceiros dessa viagem

Contamos com o apoio da Brasil das Águas Turismo (receptivo e transfer), Concept Design  HostelBelmond Hotel das Cataratas e Wish Foz do Iguaçu by GJP Hotels (hospedagens), Cataratas do Iguaçu S.A (Passeios ao Porto Canoas, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras), Rafain Churrascaria ShowPorto KattamaramParque das AvesMacuco Safari e Helisul (voo Panorâmico).

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também