Sho Rio
Gastronomia

Sofá Café: grãos mais que especiais em Copacabana

Quem me acompanha aqui no blog, já sabe que sou apaixonada por cafeterias, pães, bolos e delícias que lembrem a casa da mamãe, da vovó e qualquer lugar onde eu possa me sentir à vontade e comer bem. E hoje a dica é especial para os amantes de café e da boa mesa. Depois que você conhecer esse lugar, seu paladar para café nunca mais será o mesmo.

No final de 2015 o Sofá Café abriu suas portas na Cidade Maravilhosa, em Copa – logo atrás do Copacabana Palace, para a alegria dos amantes desses grãozinhos mágicos. A matriz fica em São Paulo, minha cidade natal, e tem filial em Boston, nos Estados Unidos.

Logo de cara, olhando aquela vitrine linda e muito convidativa, me apaixonei. Uma decoração aconchegante, intimista, que chama você pra sentar naquele sofá ou numa daquelas cadeiras amarelas modernetes, meio retrô, meio vintage e nunca mais sair de lá… achei complicado isso, viu. Eu não queria mais ir embora. Com cafés maravilhosos, quitutes de dar água na boca, atendimento diferenciado e wi-fi, o que mais poderia querer?

Sofa Cafe Copacabana 4 Sofa Cafe Copacabana 9

Fiquei encantada com esse convite na entrada, que delicadeza:

Sofa Cafe Copacabana 6

Você vai encontrar muitos gringos por ali, já que um dos hoteis mais famosos da cidade fica do outro lado da rua (Copacabana Palace) e há muitos outros por perto. Em cada prateleira da loja há uma grande variedade de cafés, cafeteiras, xícaras e outros produtos à venda. Há boas opções para presentear alguém que é fã da bebida. Eu levei um pacote de café em grão (do tipo Conforto), de fabricação própria deles, para moer em casa, já que o marido ama, praticamente viciado! O Café Conforto é muito próximo do que as pessoas estão acostumadas sendo, ao mesmo tempo muito distante do que existe no mercado comum. Apresenta acidez moderada, doçura de melaço e corpo acentuado. “Pode-se dizer que é um café conservador, embora especial”, segundo Diego Gonzales, proprietário da marca.

Sofa Cafe Copacabana 7Sofa Cafe Copacabana 10

Aprendi muito sobre a extração do café com um dos atendentes, que por sinal são super preparados para explicar com calma e paciência todo o processo. Dentre os 4 métodos de preparo dos cinco cafés exclusivos, escolhi o AeroPress (ou prensa americana) e o grão Cult, um café elegante, suave, equilibrado, com notas florais e de castanhas, doce e corpo aveludado. Dica da casa pra quem não gosta de café muito forte, como eu.

O método é interessantíssimo, permite que um café coado tenha características de um espresso. A máquina não apresenta peças complicadas ou espalhafatosas. Ao contrário, ela é feita quase que completamente de plástico e borracha, sendo muito barata para se adquirir. Seu sistema de funcionamento é muito simples, composto basicamente por um êmbolo separado e uma base onde se coloca o filtro de café, a qual se conecta a um cilindro transparente.

O pó de café é colocado sobre o filtro e, em seguida, acrescenta-se a água quente. Finalmente, coloca-se o êmbolo no bocal do cilindro onde está a mistura e empurra-se o líquido para baixo, na direção do filtro que está na parte inferior da estrutura. O café, já pronto para beber, sai por baixo e cai no copo ou recipiente que o preparador colocou para receber a bebida. O processo acaba sendo um pouco parecido com o uso tradicional do coador, mas o emprego do pistão diminui o tempo de contato entre a água e o café e aumenta a pressão de preparo, o que oferece um café com a mesma força do espresso, porém com menos acidez e amargura. (Retirado do blog.clubecafe.net.br)

Além de café, este tipo de prensa pode ser usado para preparar outras bebidas, como o cappuccino e chá.

Sofa Cafe Copacabana 8

Os outros métodos da casa são o Hario V6, o Chemex e a French Press, que ficarão para as próximas visitas, pois quero experimentar todos! Além disso, tem o clássico espresso, claro, mas com qualidade ímpar! O barista explica que o café expresso exige muita técnica e precisão. A combinação dos fatores a seguir são fundamentais para criar o espresso perfeito = tempo de preparo (20′ a 30′) + temperatura da água (96ºC e 30ml) + volume de café (11g) + pressão aplicada (9bar) + mão do barista.

Sofa Cafe Copacabana 5Sofa Cafe Copacabana 1

O cardápio é vasto e apresenta opções tentadoras para qualquer hora do dia: tapiocas, saladas, quiches, lanches, bolos, pão de queijo, sobremesas, waffles… Você pode tomar um belo café da manhã, um brunch ou almoçar. No meu caso, tinha acabado de sair de um almoço, então optei por experimentar dessa vez o bolo de churros, e não me arrependi, divinoooo! Fresquinho, fofinho…

Sofa Cafe Copacabana 11Sofa Cafe Copacabana 2 Sofa Cafe Copacabana 3

Um cantinho em Copacabana onde os grãos de café são mais que especiais, são encantados. Certamente indico a todos que prezam por um lugar onde a qualidade e excelência na produção do café se destacam, e o melhor, a uma preço super justo. Saí de lá querendo voltar toda semana para experimentar tudo!

Sofá Café
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 300 – Copacabana
Rio de Janeiro/RJ
(21) 2543-9107
www.sofacafe.com.br

 

Beijos da Thata

Planeje sua viagem ao Rio:

Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro

Aluguel de carro: www.rentcars.com

Seguro viagem: www.segurospromo.com.br/acaradorio

Souvenirs do Rio de Janeiro com desconto especial: www.shop.rio2love.com/acaradorio 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também