Eventos Gastronomia

40 anos do vinho chileno Marques de Casa Concha

marques-de-casa-concha-_destaque

Foi com enorme prazer que participei dias atrás da celebração dos 40 anos do vinho chileno Marques de Casa Concha,  marca consagrada da vinícola Concha y Toro (que visitei ano passado quando estive pela primeira vez no Chile) na presença do premiado enólogo Marcelo Papa, eleito por duas vezes o melhor do mundo!

Ano após ano venho me aperfeiçoando nessa tarefa de apreciar bons vinhos, é uma coisa louca isso, porque só com o tempo você percebe como degustar um bom vinho, com que tipo de prato harmonizar, o clima que mais combina com esse ou aquele vinho. Nosso paladar muda muito e cada vez mais eu vou tomando gosto por conhecer esse mundo maravilhoso! Não sou nada expert no assunto, mas procuro aprender cada dia mais, pois amo demais essa bebida. E vamos falar a verdade, um vinho cai bem a qualquer hora não? Basta saber aproveitar o momento na medida certa.

O lugar escolhido para o almoço harmonizado foi a Cavist, em Ipanema, um refinado bistrô franco-italiano que serve pratos contemporâneos e tem uma enorme seleção de rótulos de vinhos renomados. Não poderiam ter feito escolha melhor!

cavist-ipanema

Fiquei lisonjeada com o convite da Concha y Toro, porque participar de um almoço com o Marcelo Papa ali entre nós foi uma lição de vida e profissionalismo. Deu gosto ouvir suas histórias, um profissional desse porte tão acessível, explicando os segredos da criação de um bom vinho, fiquei ainda mais apaixonada e quero logo fazer um mini curso na área para entender mais esse mundo. Foi demais!

marques-de-casa-concha-8

Marcelo Papa desenvolveu uma destacada carreira na Viña Concha y Toro. Há dez anos, é o encarregado do Marques de Casa concha, uma das linhas mais famosas e tradicionais do Chile, uma marca que expressa todo o caráter e nobreza das tradicionais cepas chilenas.

Um pouco da história da marca

Em junho de 1978, o rei Felipe V da Espanha concedeu o título de nobreza de Marques de Casa Concha a Don José de Santiago Concha y Salvatiera por seus relevantes méritos como governador do Chile e cavalheiro de Calatrava. Seu descendente foi Don Melchor de Santiago Concha y Toro, o fundador da Viña Concha y Toro, que se transformou no sétimo Marques de Casa Concha. A marca Marques de Casa Concha foi lançada em 1976, em homenagem ao título de nobreza, posicionando-se como um vinho nobre e tradicional.

marques-de-casa-concha-7

Vamos à degustação, começando pela entrada com o vinho branco Marques de Casa Concha Chardonnay harmonizado com Salmão gravlax (uma receita escandinava e super saborosa). No calor do Rio, o vinho branco cai como uma luva, refrescante e delicioso. Está sendo um dos meus preferidos!

marques-de-casa-concha-6

O primeiro prato foi Polenta grelhada ao molho de gorgonzola para harmonizar com o vinho tinto Marques de Casa Concha Pinot Noir, simplesmente perfeito! Esse tipo de uva me ganhou, antes o Cabernet Sauvignon era o primeiro da minha lista, sempre acabava caindo nele, agora o Pinot Noir está no topo. É o que falei, conforme vamos aprendendo a degustar, nosso paladar vai mudando gradativamente e vamos percebendo com o tempo o que nos agrada mais.

marques-de-casa-concha-4

O segundo prato, para harmonizar com o Marques de Casa Concha Carménère, de sabor mais acentuado (na minha opinião), foi Risotinho de cogumelos.

marques-de-casa-concha-3

O terceiro prato foi o Carré de cordeiro com geléia de bacon e legumes torneados (vocês não têm noção do que foi aquela geléia, minha gente). Uma pena que só filmei e tirei foto pelo Instagram Stories. Foi o melhor de todos, estava tão bom que esqueci de registrar. Esse prato foi harmonizado com o tinto Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon, meu segundo queridinho.

E para arrematar e arrebatar meu coração, a melhor parte: a sobremesa. É, já confessei aqui diversas vezes que é o meu fraco… ou melhor, meu forte! A sobremesa foi Mousse de chocolate com creme inglês, dos deuses! Calma, sem vinho para harmonizar.  :lol:

marques-de-casa-concha-2

Ao final do evento, o momento tiete não poderia faltar, claro. Na foto a seguir euzinha, Marcelo Papa e a Naira (Nairoquinha para os íntimos), uma amiga querida que ganhei desse mundo virtual dos blogs e sites, ô coisa boa! Ela é do Gastronomia Etc. e Embarque na Viagem.

marques-de-casa-concha-1

Ah, e não poderia me esquecer do mimo super especial que ganhamos! Olha só essa garrafa de Cabernet Sauvignon linda, super personalizada com o nosso nome cravado. Morri de amores, vou guardar num lugar especial da minha casinha pra sempre.

marques-de-casa-concha-9

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio

 

Informações úteis:

Aluguel de carro no Rio: www.rentalcars.com

Onde ficar no Rio: www.booking.com/riodejaneiro

Você pode gostar também